Para marcar o encerramento da campanha do Julho das Pretas, o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove, na próxima segunda-feira (31), o lançamento do livro “Negligências e vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil (volume II)”. O evento será transmitido ao vivo, às 19h, através do canal do Instituto de Saúde Coletiva no YouTube (youtube.com/labvideoisc).

O lançamento contará com a participação dos organizadores Hilton Silva, Alder Souza, Edna Araújo, Joilda Nery e Leny Trad, e demais autores que assinam os capítulos. A obra é produzida por pesquisadores de cinco universidade públicas das regiões Norte e Nordeste: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual do Pará (UEPA).

O livro “Negligências e vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil (volume II)” aborda, ao longo de 7 capítulos, questões relevantes relacionadas à saúde da população negra no Brasil, incluindo análises das principais doenças transmissíveis, morbidade hospitalar segundo a raça/cor, o impacto da Covid-19 em comunidades quilombolas, tuberculose infantil, mortalidade por homicídio, vulnerabilidade social e saúde em comunidades quilombolas do Nordeste brasileiro, além de destacar a relação entre racismo, violência e saúde mental de jovens negros.

Segundo a equipe de pesquisadores, o objetivo da obra é contribuir para a compreensão das condições de vida e saúde da população negra nessas regiões, reforçando a importância da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no país.

Essa é a segunda publicação derivada de uma iniciativa do Programa de Cooperação Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Procad/Capes), a partir de uma rede multicêntrica de pesquisa e formação voltada para a temática “Vulnerabilidade e repercussões para a saúde: população negra, quilombola, indígena e outros grupos vulnerabilizados.” A primeira produção bibliográfica denominada “Saúde-doença-cuidado de pessoas negras: expressões do racismo e de resistência (volume I)” foi publicada em dezembro de 2021.

Lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), o livro “Negligências e vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil (volume II)” será disponibilizado, gratuitamente, até o dia do evento. A apresentação com o resumo da obra já pode ser acessada (clique aqui para baixar).

____________________________________

O quê: Lançamento do livro “Negligências e vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil (volume II)”
Quando: 31/07/2023, às 19 horas
Onde: Canal do ISC/UFBA no YouTube (youtube.com/labvideoisc)

 

O evento acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2023, no anfiteatro do Módulo 2 da Universidade Estadual de Feira de Santana e, a partir do tema ''Saúde como Direito das Populações Vulnerabilizadas'', objetiva ampliar o debate técnico-científico, político-social sobre saúde da População Negra e de outras populações vulnerabilizadas e discutir estratégias para enfrentamento do racismo e promoção da equidade em saúde. O evento contará com apresentações artístico-culturais, conferências, cine-debate, apresentação de trabalhos em Grupos Temáticos; reunirá estudantes, pesquisadoras e pesquisadores do cenário nacional e de países das Américas e de África com reconhecido mérito acadêmico, político e social, assim como gestoras e gestores, profissionais de saúde, lideranças de movimentos sociais, representantes de organizações não governamentais e sociedade civil.

 

Essa ação corresponde a uma iniciativa dos três Programas de Pós-graduação que compõem o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/AM): o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGSC/UEFS), o Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSAS) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Programa de Saúde Coletiva (PPGSC) do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), aos quais se soma o Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena e a Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

 

Essa iniciativa tem relevante impacto científico e social, haja vista que oportunizará a articulação entre diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, fomentará o debate acerca do tema e o compartilhamento de saberes e experiências, sob perspectiva complexa e transdisciplinar e potencializará a articulação entre universidade, poder público e movimentos sociais a partir da construção de redes de cooperação e colaboração solidária.

 

Confira a programação completa e horários no site do evento: https://seminarioracismoesaude.com.br

 

Nota informativa - Errata

 

Informamos que estamos em processo de análise documental dos currículos dos candidatos aprovados na fase “Entrevista e Defesa do projeto”. Desta forma, o resultado preliminar será publicado no dia 25/03/2022.